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Foto do escritorFred Ferreira

Ter comportamento empreendedor faz toda a diferença

Como consultor empresarial, especializado em empreendedorismo e abertura de novos negócios, sempre me deparei com uma questão: Porque alguns empreendimentos dão certo e outros não?

Será que questões como: falta de experiência gerencial, falta de capital de giro, localização, etc. são únicas determinantes para responder tal indagação? É claro, que não podemos excluir estas opções. Porém o que podemos concluir de um caso onde dois empreendedores que tiveram a mesma oportunidade, a mesma formação, o mesmo capital disponível, a mesma vivência ou experiência, dividiram o mesmo mercado, tiveram estratégias similares, mas apenas um deles vingou! Neste caso, o que fez a diferença?

Empreender, antes de tudo, é aprender a se comportar em um ambiente altamente competitivo e cheio de oportunidades e ameaças. É adquirir o tão falado “comportamento Empreendedor”. No exemplo acima, o que pode ter feito a diferença foi o comportamento, a atitude, as características empreendedoras de um deles. Segundo o SEBRAE, através do Programa EMPRETEC (que ajuda as pessoas a desenvolverem seu comportamento empreendedor), existem 10 (dez) características comuns de todo empreendedor de sucesso. Estas características comportamentais foram avaliadas durante 50 (cinquenta) anos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Preocupada em reconstruir o mundo pós 2º Guerra Mundial, ela chegou a seguinte conclusão: Todo empreendedor de sucesso apresenta as características abaixo. Apesar de não ser uma receita de bolo, adquiri-las aumenta a chances de sucesso de sua carreira empreendedora. Portanto, o(a) empreendedor(a) deve:

  • Buscar sempre por oportunidades e revelar sempre iniciativa (não esperar que as coisas aconteçam) 

  • Correr riscos calculados (aprender a gostar dos riscos e medi-lo) 

  • Exigir sempre qualidade e eficiência (em tudo que faz ou propõe a fazer)

  • Ter persistência (insistir um pouco mais, mesmo não tendo resultados aparentes no curto prazo)

  • Mostrar comprometimento (suar a camisa e fazer sua parte sempre)

  • Buscar sempre por informações relevantes (em diferentes fontes confiáveis) 

  • Estabelecer metas (em diferentes tempos e setores)

  • Planejar e monitorar resultados (nas perspectivas financeiras e mercadológicas, principalmente)

  • Ter persuasão e formar rede de contatos (seja para o público interno ou externo a seu projeto)

  • Apresentar sempre autoconfiança.

Estas ações, em conjunto, podem proporcionar resultados práticos na vida de qualquer empreendedor. As chances de sucesso de um negócio aumentam quando estas ações começam a fazer parte de sua rotina diária. Porém, nem todo empreendedor de sucesso tem estas 10 (dez) características comportamentais. Mas, boa parte delas eu garanto que eles já adquiriram. Experimentem fazer um teste: Peguem uma história "famosa ou conhecida" de um empreendedor de sucesso e tentem verificar quantas destas características este possui. Vocês irão se surpreender como a chance de gabaritar nas 10 (dez) é bem real.

No mundo dos negócios não existe segredo. O caminho do sucesso é mais simples do que a gente imagina. Se você não conhece técnicas de gestão - procure fazer cursos relacionados! Se você não tem experiência - procure trocá-la com quem tem! Se você não tem capital suficiente - procure outras formas de financiamento existentes! (Se você não sabe quais são busque esta informação – característica nº 6). Se você anda desanimado - procure ter uma mente mais otimista! Se você quer ser diferente no mercado e com isso ganhar vantagens - procure novas oportunidades, novos serviços, novos mercados! Se você deseja que as coisas aconteçam - procure ter mais iniciativa e faça as coisas acontecerem! Se você tem medo de se endividar ou de falir - procure calcular os seus riscos! Planeje e monitore seus resultados!

Por fim, entre dois candidatos a uma vaga de emprego ou a um investimento de um negócio, eu tendo a optar por aquele que tem mais comportamento empreendedor. Nem sempre currículo é garantia de sucesso. O "poder da ação" pode falar mais alto.

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