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Foto do escritorFred Ferreira

Por onde devo começar? O que está dando mais dinheiro?

Durante minha carreira de consultor, muitas vezes fui surpreendido por perguntas do tipo: “Por onde devo começar?” Ou “O que está dando mais dinheiro?”. Na maioria das vezes respondo, com um tom de brincadeira, mas com um fundo de verdade: “Se eu soubesse estaria rico!”.

O que eu quero dizer é que esta é uma questão muito difícil de ser respondida de supetão. A não ser que o consultor tenha uma bola de cristal. Brincadeiras à parte devemos seguir uma lógica empresarial ou fazer uma análise de mercado. Existem tendências, dados, informações do mercado que são importantes fontes para a tomada de decisão. Também, nichos ou oportunidades ainda não satisfeitas podem te indicar um começo.

Então, para saber realmente por onde começar ou que negócio deveremos abrir, sugiro seguir alguns passos:


1. Escolha uma ideia de negócio baseada em informações do mercado ou nas suas competências e gostos pessoais

2. Faça um teste de viabilidade desta ideia, através de um desenho de seu modelo de negócio ou da elaboração de um plano de negócio.

3. Mostre os resultados anteriores para um especialista no mercado ou um consultor empresarial.

4. Tome sua decisão de acordo com os resultados deste teste e das opiniões dos especialistas, sem esquecer de suas intuições.

 

Mesmo com estas ações, ainda assim, vocês não terão 100% de certezas. É bom lembrar que o mercado está em constante mutação, além disso, existem outras variáveis externas que influenciam diretamente o futuro do negócio, como por exemplo: novos pacotes econômicos, política de juros, novas legislações, mudanças governamentais, pandemias, mudanças climáticas, etc. Talvez, uma destas variáveis possa te pegar de surpresa em algum momento. Sua obrigação, portanto, é manter suas análises ou planejamentos atualizados.

Voltando aos passos acima, mais que ter ideias, é preciso ter a capacidade de transformá-la em produtos, serviços e processos. Uma ideia por si só não tem valor algum. É necessário um estudo prévio desta ideia. É preciso transformá-la em uma oportunidade! Para uma ideia ser promissora ela deve: Ter um claro valor para os futuros clientes (os seus produtos e serviços devem realmente ser valorizados pelos seus consumidores e resolver um "dor" real destes); ter um mercado de tamanho adequado (projeção de vendas sustentável ao longo dos anos); e, por fim, deve ter um suficiente grau de inovação e proporcionar uma lucratividade interessante a seus investidores.

Portanto, a escolha de uma ideia de negócio não pode ser medido apenas pelo potencial de lucratividade. Até porque, todo indicador financeiro é uma consequência de outras análises e estratégias de mercado. Mirar sua escolha pelo dinheiro pode ser tentador, mas não é garantia de sucesso permanente. Num mundo onde a constante é a mudança, o que está "dando" dinheiro hoje, amanhã a "falta" dele pode ser a nova regra.


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