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Foto do escritorFred Ferreira

Plano de negócio passo a passo

A princípio, podemos definir Plano de Negócio como um documento de planejamento, elaborado de acordo com as necessidades de cada empreendimento, capaz de nos mostrar toda a viabilidade e estratégias deste, do ponto de vista estrutural, administrativo, estratégico, mercadológico, técnico, operacional e financeiro.

Através deste conceito podemos perceber que esta ferramenta administrativa serve como um apoio ao empreendedor, independente de sua formação e de seu tempo de experiência sobre o seu empreendimento em questão.

Porém, a razão principal de escrever um Plano de Negócio é que não conseguimos ver o negócio por inteiro. Cada empreendedor é especialista em alguma atividade. Portanto, o  Plano de Negócio vem suprir esta dificuldade e mostrar o negócio de uma forma completa para empreendedor.


Outras razões para elaborar um Plano de Negócio podem ser constatadas, como:

  • Validar a ideia de um novo produto ou serviço.

  • Orientar a implantação de um negócio (servir de plano de voo)

  • Promover a sensibilização de potenciais parceiros

  • Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial

  • Diminuir a probabilidade de morte precoce dos empreendimentos

  • Capitalizar recursos junto aos investidores e ao mercado

  • Diminuir riscos

  • Identificar melhor os clientes, o mercado e as estratégias

  • Desenvolver uma empresa já existente

  • Lançar um novo produto ou serviço

  • Ser um instrumento de comunicação para diferentes públicos


Mesmo com todas estas razões, poucos empreendedores ainda utilizam este documento como uma forma de planejar suas ações iniciais ou de gerenciar o seu negócio. Muitos, também, acreditam que o Plano de Negócio serve apenas para ser elaborado na abertura de um negócio. Esta crença é defendida até por alguns profissionais da área. Porém, prefiro acreditar que ele é tão importante na abertura quanto no seu desenvolvimento. A prova disso, é que muitas empresas que já começaram com um plano, após alguns anos de existência continuam a elaborar novas versões deste documento. Algumas, com o intuito de lançar um novo produto, outras com um projeto de expansão e outras buscando novos recursos financeiros em instituições de crédito.O plano de negócios, portanto, pode ser um agente transformador que evita a morte precoce das empresas, pois segundo José Carlos Dornellas, especialista no assunto, ele aumenta em 60% a probabilidade de sucesso dos negócios. Ou seja, a falta de planejamento pode levar à mortalidade do negócio por não sinalizar algumas falhas.


Não existe uma estrutura rígida para se escrever um Plano de Negócio. Esta deve conter um mínimo de seções aos quais proporcionam um entendimento completo do negócio ou projeto a ser testado. A estrutura pode mudar de acordo com o tipo de plano (avançado ou básico) ou com o setor de atuação previsto no plano (indústria, comércio, serviço ou misto).


Para título de exemplo, podemos ver a seguir uma estrutura de um Plano de Negócio considerando a forma avançada:


SUMÁRIO EXECUTIVO


O NEGÓCIO   

Histórico e definição do negócio  

Formalização do negócio (tipo e registro)  

Estrutura Organizacional e competência técnica da equipe  

Missão e Visão do negócio 

Análise das Oportunidades e ameaças / Pontos fortes e fracos   

Análise de Inovação e vantagens competitivas   

Modelo da gestão do negócio   

Principais parceiros e terceiros


PLANO DE MARKETING   


Marketing estratégico       

Definição do perfil dos consumidores/persona         

Análise dos desejos e necessidades do público alvo           

Análise dos hábitos de consumo do público                

Análise da barreiras de entradas do mercado           

Definição da área Geográfica de atuação           

Cálculo do tamanho do mercado               

Segmento de mercado           

Análise da concorrência           

Posicionamento   


Marketing tático       

Definição e análise dos Produtos ou serviços          

Definição da proposta de valor para o consumidor           

Definição da Marca e/ou embalagens

Definição e estratégias de precificação dos produtos           

Análise e definição do ponto ou canais de entrega          

Análise da localização e instalações      

Análises e definição de estratégias de propaganda e canais de divulgação         


PLANO FINANCEIRO (Planilhas financeiras projetadas para no mínimo 12 meses)       

Projeção das vendas       

Projeção de investimentos       

Fluxo de caixa projetado       

Demonstrativos de resultados (lucro líquido)       

Cálculo de indicadores financeiros: Ponto de equilíbrio, rentabilidade e Lucratividade       

Análise de investimentos (cálculo do prazo e taxas de retorno)


Por fim, temos que saber que existem vários públicos para um Plano de Negócio. Cada um deles com suas intenções e características próprias, inclusive o próprio empreendedor. Portanto, não basta apenas estruturá-lo adequadamente, mas acima de tudo é importante saber vendê-lo ou apresentá-lo. Sem isso fica difícil tirá-lo do papel e colocá-lo em prática.

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