A princípio, podemos definir Plano de Negócio como um documento de planejamento, elaborado de acordo com as necessidades de cada empreendimento, capaz de nos mostrar toda a viabilidade e estratégias deste, do ponto de vista estrutural, administrativo, estratégico, mercadológico, técnico, operacional e financeiro.
Através deste conceito podemos perceber que esta ferramenta administrativa serve como um apoio ao empreendedor, independente de sua formação e de seu tempo de experiência sobre o seu empreendimento em questão.
Porém, a razão principal de escrever um Plano de Negócio é que não conseguimos ver o negócio por inteiro. Cada empreendedor é especialista em alguma atividade. Portanto, o Plano de Negócio vem suprir esta dificuldade e mostrar o negócio de uma forma completa para empreendedor.
Outras razões para elaborar um Plano de Negócio podem ser constatadas, como:
Validar a ideia de um novo produto ou serviço.
Orientar a implantação de um negócio (servir de plano de voo)
Promover a sensibilização de potenciais parceiros
Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial
Diminuir a probabilidade de morte precoce dos empreendimentos
Capitalizar recursos junto aos investidores e ao mercado
Diminuir riscos
Identificar melhor os clientes, o mercado e as estratégias
Desenvolver uma empresa já existente
Lançar um novo produto ou serviço
Ser um instrumento de comunicação para diferentes públicos
Mesmo com todas estas razões, poucos empreendedores ainda utilizam este documento como uma forma de planejar suas ações iniciais ou de gerenciar o seu negócio. Muitos, também, acreditam que o Plano de Negócio serve apenas para ser elaborado na abertura de um negócio. Esta crença é defendida até por alguns profissionais da área. Porém, prefiro acreditar que ele é tão importante na abertura quanto no seu desenvolvimento. A prova disso, é que muitas empresas que já começaram com um plano, após alguns anos de existência continuam a elaborar novas versões deste documento. Algumas, com o intuito de lançar um novo produto, outras com um projeto de expansão e outras buscando novos recursos financeiros em instituições de crédito.O plano de negócios, portanto, pode ser um agente transformador que evita a morte precoce das empresas, pois segundo José Carlos Dornellas, especialista no assunto, ele aumenta em 60% a probabilidade de sucesso dos negócios. Ou seja, a falta de planejamento pode levar à mortalidade do negócio por não sinalizar algumas falhas.
Não existe uma estrutura rígida para se escrever um Plano de Negócio. Esta deve conter um mínimo de seções aos quais proporcionam um entendimento completo do negócio ou projeto a ser testado. A estrutura pode mudar de acordo com o tipo de plano (avançado ou básico) ou com o setor de atuação previsto no plano (indústria, comércio, serviço ou misto).
Para título de exemplo, podemos ver a seguir uma estrutura de um Plano de Negócio considerando a forma avançada:
SUMÁRIO EXECUTIVO
O NEGÓCIO
Histórico e definição do negócio
Formalização do negócio (tipo e registro)
Estrutura Organizacional e competência técnica da equipe
Missão e Visão do negócio
Análise das Oportunidades e ameaças / Pontos fortes e fracos
Análise de Inovação e vantagens competitivas
Modelo da gestão do negócio
Principais parceiros e terceiros
PLANO DE MARKETING
Marketing estratégico
Definição do perfil dos consumidores/persona
Análise dos desejos e necessidades do público alvo
Análise dos hábitos de consumo do público
Análise da barreiras de entradas do mercado
Definição da área Geográfica de atuação
Cálculo do tamanho do mercado
Segmento de mercado
Análise da concorrência
Posicionamento
Marketing tático
Definição e análise dos Produtos ou serviços
Definição da proposta de valor para o consumidor
Definição da Marca e/ou embalagens
Definição e estratégias de precificação dos produtos
Análise e definição do ponto ou canais de entrega
Análise da localização e instalações
Análises e definição de estratégias de propaganda e canais de divulgação
PLANO FINANCEIRO (Planilhas financeiras projetadas para no mínimo 12 meses)
Projeção das vendas
Projeção de investimentos
Fluxo de caixa projetado
Demonstrativos de resultados (lucro líquido)
Cálculo de indicadores financeiros: Ponto de equilíbrio, rentabilidade e Lucratividade
Análise de investimentos (cálculo do prazo e taxas de retorno)
Por fim, temos que saber que existem vários públicos para um Plano de Negócio. Cada um deles com suas intenções e características próprias, inclusive o próprio empreendedor. Portanto, não basta apenas estruturá-lo adequadamente, mas acima de tudo é importante saber vendê-lo ou apresentá-lo. Sem isso fica difícil tirá-lo do papel e colocá-lo em prática.
Comments