Muito se fala sobre a importância do Marketing para a gestão das empresas. E essa área é realmente importante por se encontrar no centro dos negócios, já que é sua função encontrar e manter clientes. Não havendo clientes não há negócios. Ao contrário do que muitos podem pensar, o marketing não é responsável apenas por divulgar a empresa e seus produtos, mas, principalmente, entender o mercado e atender às suas necessidades.
De um modo simples, Marketing é ENTENDER, ATENDER, CONQUISTAR E MANTER CONSUMIDORES. E para que todas essas ações sejam pensadas e executadas da melhor maneira, é fundamental o desenvolvimento de um planejamento.
O objetivo de um plano de marketing é estabelecer todas as bases para a ação no mercado, como por exemplo, explorar uma oportunidade oferecida pelo mercado e integrar as atividades empresariais voltadas para comercializar um produto/serviço. A falta desse planejamento pode fazer com que muitas empresas se percam, por não possuírem um guia que oriente a sua atuação no mercado. Existem vários modelos de plano de marketing, mas um único formato nem sempre atende às necessidades de todo tipo de empresa. É preciso considerar as peculiaridades do mercado de atuação e da própria organização na hora de construir um modelo de planejamento. O importante é adotar um modelo adequado às suas necessidades, criando a cultura do planejamento e implementando ações com base em estudos, análises e pesquisa.
Apresentamos a seguir um modelo de Plano de Marketing utilizado em grande parte das empresas:
PLANO DE MARKETING
1. Marketing estratégico
1.1. Perfil dos consumidores
1.2. Desejos e necessidades
1.3. Hábitos de consumo e uso
1.4. Papéis de compras
1.5. Histórico do mercado
1.6. Barreiras de entradas
1.7. Área Geográfica de atuação
1.8. Tamanho do mercado
1.9. Estágio da demanda
1.10. Sazonalidade
1.11. Segmento de mercado
1.12. Análise da concorrência
2. Posicionamento da empresa e de seus produtos
3. Marketing tático
3.1. Histórico e características dos produtos e serviços
3.2. Valor e benefícios dos produtos para o consumidor
3.3. Ciclo de vida dos produtos
3.4. Marca e embalagem
3.5. Desenvolvimento de novos produtos
3.6. Localização e instalações do ponto
3.7. Canais de distribuição
3.8. Previsão de vendas
3.9. Estratégias de propaganda e comunicação
3.10. Endomarketing
3.11. Estrutura de preços
Como podemos perceber, nesta estrutura de planejamento acima, o plano se divide em 2 etapas básicas. A primeira o empreendedor planeja e estuda seu mercado de forma estratégica. Essa etapa denomina-se Marketing estratégico, e tem como função básica entender o mercado no qual está inserido. A segunda o empreendedor irá traçar suas estratégias em cima dos 4p´s do marketing: produto, praça, promoção e preço. São as táticas de atuação no mercado. Essa etapa, portanto, chama-se marketing tático. O elo que liga as duas etapas chama-se posicionamento, que pode ser entendido como o empreendedor quer que sua empresa ou o seu produto seja percebido pelo mercado. Serve para direcionar todas as táticas e estratégias.
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