Os empreendedores podem cometer erros, como abrir um negócio antes de realizar qualquer tipo de planejamento inicial. As consequências práticas desta atitude podem ser desastrosas para qualquer negócio.
Em contrapartida, os erros que irei citar abaixo podem ser transformados em diferenciais competitivos, já que quanto mais o empreendedor conhece seu negócio, seu mercado, suas capacidades, suas deficiências e realiza projeções financeiras para uma análise prévia da viabilidade de sua ideia, mais subsídios ele terá para ganhar a guerra que se tornou o mercado.
Portanto, elaborar um planejamento é antes de tudo minimizar os seguintes erros iniciais:
1. Não saber definir seu negócio
2. Não planejar como vai ser sua estrutura
3. Não montar uma equipe competente
4. Não analisar seus ambientes (oportunidades e ameaças/pontos e fracos)
5. Não projetar metas
6. Não preocupar com diferenciais ou inovações
7. Não conhecer seu público–alvo ou persona ideal
8. Não projetar o tamanho de seu mercado
9. Não analisar seus concorrentes
10. Não definir estratégias de preço e propaganda
11. Não fazer uma previsão de vendas
12. Não calcular o investimento inicial
13. Não projetar os custos do negócio
14. Não definir uma política de estoques e compras
15. Não definir um plano de produção
16. Não projetar um fluxo de caixa
17. Não projetar a lucratividade e rentabilidade
18. Não projetar o prazo de retorno do investimento
19. Não buscar ajuda de um profissional
20. Não elaborar atualização de seu planejamento.
Errar é humano e faz parte do aprendizado empreendedor. Porém, o custo de um erro de sua responsabilidade pode definir o sucesso de seu empreendimento. Para evitar ter este custo elevado, seria óbvio, portanto, aprender com os erros dos outros. Eu disse "seria", pois este óbvio nem sempre nos apresenta disponível. Para aqueles que acreditam na própria vivência como parte de uma evolução pessoal e profissional, a escolha é sempre assumi-lo. Por isso, o empreendedorismo nunca será uma ciência exata.
Como uma opinião final, prefiro acreditar ainda que a missão de um empreendedor, em sua fase inicial, é jogar o jogo onde "errar em menor quantidade" vale mais que "acertar de maneira provisória".
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