Possuir um alto valor percebido e manter-se na mente dos consumidores é um desafio buscado por todos empreendedores. Para isso, é preciso investir na comunicação e divulgação da marca no mercado. Com esse objetivo traçado, as empresas divulgam serviços, valores e novidades. O que nem sempre ocorre efetivamente é a prática de gestão da marca, a fim de direcionar o melhor caminho para alcançar a imagem e lembrança desejada. A marca também precisa ser planejada com visão estratégica. Cada campanha deve ter uma base comum e não se limitar em mensagens temporárias. Se mudar sempre o conteúdo e o diferencial, não há identidade. Apesar das empresas de uma maneira geral virem a importância da comunicação, não é comum organizar, padronizar e compartilhar suas diretrizes estratégicas. Pensando nisso, a Harvard Business Review criou um roteiro-mapa para garantir que um dos ativos mais valiosos da sua empresa seja bem administrado e atinja os objetivos estratégicos.
Confira e construa o mapa da sua marca a partir das questões abaixo:
Identidade
É a sua essência. Por que esta marca foi criada? O que ela é? Se é uma marca corporativa, qual a sua visão crítica sobre o setor em que se propôs a atuar? Se é uma marca de produto, qual o seu propósito original ao ser criada? O que sintetiza a ideia desse produto de forma mais clara?
Objetivo estratégico e concorrentes
Um mapa precisa estabelecer seu “norte” e seu cenário, ou seja, qual o objetivo estratégico da organização que a marca deve buscar alcançar, com base no comportamento de seus concorrentes. Deve mostrar a meta que a organização está mobilizada a atingir. Em outras palavras, o que tira o sono de seus executivos? Onde seus empreendedores pretendem que a organização esteja?
Posicionamento e público
Deve responder como a marca pretende se diferenciar das demais marcas existentes. E mais do que diferente, o que a torna única e relevante perante seus públicos? Que espaço ela pretende ocupar em suas mentes?
Slogan
É uma expressão curta, criativa, distintiva e facilmente reconhecível que acompanha a marca em sua comunicação e ajuda a traduzir o posicionamento de forma simples. O slogan sintetiza a mensagem que se deseja transmitir em toda comunicação.
Tom da comunicação
São diretrizes estéticas que orientam a criação de qualquer peça de comunicação e a decoração de ambientes físicos onde a marca esteja presente. A comunicação aqui deve ser entendida em um sentido mais amplo, como todas as expressões da marca — mala direta, anúncios, pontos de venda, sinalização, redes sociais, papelaria, etc.
O que a marca NÃO É
São características que poderiam ser atribuídas à marca, mas que não são desejadas em nenhuma hipótese. Definir o que uma marca NÃO É ajuda a reforçar sua identidade, pois estabelece os limites de território onde ela não deve entrar, sob pena de perder suas características originais.
Personalidade da marca
São adjetivos, atitudes ou características humanas que a marca deseja assumir, como forma de criar uma conexão mais próxima e identificação com seu público.
Atributos emocionais
Sentimentos que se deseja associar à marca para qualificar seus relacionamentos e gerar uma conexão mais profunda com seu público. Que emoções a marca deseja despertar em seus públicos? O que as pessoas devem sentir quando entram em contato com a marca?
Atributos funcionais
São as percepções de fundo mais racional sobre benefícios reais e tangíveis que a marca entrega, de forma concreta. O que a marca faz que pode ser percebido de forma objetiva, e até mensurável, por seus públicos?
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