Proporcionar o crescimento de um novo negócio não é tarefa de um dia, mas é um trabalho contínuo e que requer um entendimento do ciclo de um negócio. As atividades e decisões são cumulativas e muitas levam certo tempo para proporcionar bons resultados.
A maioria dos negócios nasce de um formato pequeno. A exceção daqueles que recebem aportes de investidores ou são comprados por outros empreendedores em sua fase inicial. Como um bebê, muitos terão que ser alimentados e terão que aprender um dia a ficar de pé e caminhar sozinho. Até chegar este estágio, em seu ciclo de vida, muita água tem que passar por debaixo da ponte.
O importante, em primeiro lugar, é compreender o seu negócio e agir com base em estratégias e metas previamente estabelecidas. Os desafios do empreendedor são diferentes a cada fase percorrida. Entretanto, atentando-se a alguns pontos, é possível driblar alguns problemas e aumentar o potencial de sucesso.
Abaixo estão 10 dicas que podem contribuir para o sucesso do novo negócio.
Invista em áreas que você possui conhecimento.
Não adianta querer trabalhar com áreas mais lucrativas se você não tem conhecimento suficiente para fazer o negócio evoluir. Se fizer isso, vai passar o resto da vida tentando alcançar os outros.
Contrate pessoas melhores que você.
Respeite seu horário de trabalho e suas horas fora dele.
Levar problemas pessoais para o trabalho ou trabalho para casa não irá ajudar em nada sua produtividade.
Tenha tempo para pensar.
Não marque compromissos cronometrados na agenda. Um momento para pensar entre uma hora e outra pode trazer grandes ideias.
Cuide da sua marca.
Anuncie, interaja nas redes sociais, envie newsletters, tenho um ótimo site e produza conteúdo relevante.-
Não adquira dívidas.
Começar um negócio já com grandes empréstimos pode ser muito arriscado. Existem outras formas de conseguir investimentos. Garanta a sobrevivência da empresa nos primeiros 2 anos.
Faça um bom plano de negócios.
É importante a formalização de estudos, ideias, mudanças conjunturais, novas oportunidades e mensuração de resultados. Sobretudo, é fundamental colocar no papel os objetivos e sonhos traçados.
Cobre valores justos.
Trabalhar o mínimo necessário para sua saúde financeira ou muito acima do mercado não é saudável. Entretanto, ofereça preços especiais para clientes fidelizados e para aqueles que fizerem pacotes.
Qualidade acima de tudo.
Em todos os quesitos– produto, atendimento, entrega – a qualidade tem que prevalecer para encantar o seu cliente. Tenha um bom relacionamento com fornecedores, funcionários e credores. Dessa forma. qualquer eventual problema que surgir será resolvido com mais facilidade.
Contudo, não se esqueça de olhar para você. O empreendedor, como o negócio, também passa pro um processo evolutivo contínuo. Dizem que quanto mais experiente melhor. Aproveite este tempo como aprendizado e nunca deixe de adquirir certos comportamentos empreendedores. Atitude é a palavra de ordem!
Comentarios