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Foto do escritorFred Ferreira

Como identificar oportunidades de negócio

Já falamos muito da importância de inovar para alcançar o tão sonhado sucesso no atual mercado. O caminho da inovação está em conseguir identificar onde as novas oportunidades se encontram, ou seja, descobrir as situações que podem influenciar positivamente o desempenho da empresa e aproveitá-las.

Uma boa ideia, por si só, não garante o sucesso do negócio. Ideias não são, necessariamente, uma oportunidade; embora numa oportunidade exista uma boa ideia.

No Brasil, a palavra ”oportunista” sofre um preconceito inicial. Algumas pessoas fazem uma interpretação equivocada. O oportunista, muitas vezes, é visto como o que leva vantagem a todo custo. Atribui-se um significado desagradável ou pejorativo.

Na verdade, a palavra é derivada do Latim. Oportuno (no Latim) significa: “No tempo certo”. Portanto, ser oportunista é saber aproveitar as chances no tempo certo. Se traduzirmos para a linguagem empresarial, ser um oportunista é aproveitar uma condição básica para ganhar vantagens competitivas ou para obter resultados em diferentes prazos.

Conceitualmente, uma oportunidade é uma ideia que está vinculada a um produto ou serviço que agrega valor a seu consumidor, seja através da inovação ou da diferenciação.


E para encontrar oportunidades existem várias atividades que podem ser desenvolvidas por todo empreendedor, dentre elas estão:

  • Dinâmicas que estimulam e exercitam a criatividade

  • Estudos de áreas geográficas

  • Estudos de setores

  • Estudos de indústrias específicas

  • Estudos do ambiente tecnológico ou de novas tecnologias

  • Análise da pauta e importação

  • Análise de tendências de mercado

  • Estudos de mercados emergentes

  • Desenvolvimento dos hábitos prospectivo (antecipar acontecimentos) e proativo (tomar a iniciativa, enxergar oportunidades)

  • Análises dos movimentos demográficos (mercado representado pelas pessoas da terceira idade, por exemplo)

  • Análise de problemas enfrentados por pessoas físicas e jurídicas

  • Observação do cotidiano

  • Análise e atenção dos hobbies individuais ou experiências adquiridas,

  • Análise de franquias existentes

  • Leitura de revistas ou sites de negócios

  • Viagens ao interior e exterior


Enfim, a busca constante por novas oportunidades de negócio pode ser feita de forma sistemática e racional. O importante é saber que ela faz parte do jogo e que ela se mostra a todos. Basta saber utilizar as ferramentas para encontrá-la, pois, segundo um famoso provérbio chinês, “Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada, e a oportunidade perdida”.

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