Já falamos muito da importância de inovar para alcançar o tão sonhado sucesso no atual mercado. O caminho da inovação está em conseguir identificar onde as novas oportunidades se encontram, ou seja, descobrir as situações que podem influenciar positivamente o desempenho da empresa e aproveitá-las.
Uma boa ideia, por si só, não garante o sucesso do negócio. Ideias não são, necessariamente, uma oportunidade; embora numa oportunidade exista uma boa ideia.
No Brasil, a palavra ”oportunista” sofre um preconceito inicial. Algumas pessoas fazem uma interpretação equivocada. O oportunista, muitas vezes, é visto como o que leva vantagem a todo custo. Atribui-se um significado desagradável ou pejorativo.
Na verdade, a palavra é derivada do Latim. Oportuno (no Latim) significa: “No tempo certo”. Portanto, ser oportunista é saber aproveitar as chances no tempo certo. Se traduzirmos para a linguagem empresarial, ser um oportunista é aproveitar uma condição básica para ganhar vantagens competitivas ou para obter resultados em diferentes prazos.
Conceitualmente, uma oportunidade é uma ideia que está vinculada a um produto ou serviço que agrega valor a seu consumidor, seja através da inovação ou da diferenciação.
E para encontrar oportunidades existem várias atividades que podem ser desenvolvidas por todo empreendedor, dentre elas estão:
Dinâmicas que estimulam e exercitam a criatividade
Estudos de áreas geográficas
Estudos de setores
Estudos de indústrias específicas
Estudos do ambiente tecnológico ou de novas tecnologias
Análise da pauta e importação
Análise de tendências de mercado
Estudos de mercados emergentes
Desenvolvimento dos hábitos prospectivo (antecipar acontecimentos) e proativo (tomar a iniciativa, enxergar oportunidades)
Análises dos movimentos demográficos (mercado representado pelas pessoas da terceira idade, por exemplo)
Análise de problemas enfrentados por pessoas físicas e jurídicas
Observação do cotidiano
Análise e atenção dos hobbies individuais ou experiências adquiridas,
Análise de franquias existentes
Leitura de revistas ou sites de negócios
Viagens ao interior e exterior
Enfim, a busca constante por novas oportunidades de negócio pode ser feita de forma sistemática e racional. O importante é saber que ela faz parte do jogo e que ela se mostra a todos. Basta saber utilizar as ferramentas para encontrá-la, pois, segundo um famoso provérbio chinês, “Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada, e a oportunidade perdida”.
Comments