Recursos escassos, carga tributária, altos riscos. São muitos os obstáculos enfrentados pelos gestores. A vontade de enfrentar os desafios, em contrapartida, é um estimulante para aqueles que sonham em ter o negócio próprio. Outro obstáculo enfrentado pelos empreendedores encontra-se em colocar em prática o que foi planejado. Algumas vezes o fracasso das ações se dá por falta de conhecimento dos custos e viabilidade do negócio, outras pela baixa disponibilidade de tempo do gestor. Assim, a avaliação prévia das ações e estratégias interfere em grande escala no crescimento e sucesso de uma empresa.
A falta de um acompanhamento profissional é um problema na trajetória empresarial. Muitas vezes, os gestores estão tão envolvidos no dia a dia do negócio que se esquecem de ter uma visão mais ampla da situação. Assim, o suporte de um especialista é fundamental na gestão da empresa, uma vez que é imprescindível o apoio de quem planeja, faz contas, controla e avalia os ganhos e custos na condução do negócio. Algumas consultorias oferecem esse acompanhamento de gestão tão importante para o desenvolvimento das empresas. Na maioria das vezes, é realizada uma assessoria séria, com estudo e conhecimento sobre quais são os pontos críticos do negócio, contribuindo para o êxito e crescimento da empresa.
Para isso, é desenvolvido um trabalho que envolve as seguintes etapas:
- Diagnóstico Empresarial: é realizado um estudo ou análise para identificar potenciais necessidades e oportunidades para a empresa. Para isso, são feitas reuniões e testes de medição, através de metodologia e planilhas próprias.
- Pontos Críticos: após o diagnóstico, a consultoria utilizará os resultados para identificar potenciais pontos críticos de sucesso da empresa.
- Plano de Ação/Estratégias: nessa etapa, os empreendedores junto com os profissionais irão elaborar um Plano de Ação para curto, médio e longo prazo.
- Indicadores de Desempenho: nessa fase serão definidos os indicadores que irão servir como medidas de desempenho e parâmetros de crescimento.
- Acompanhamento da Gestão: após executadas todas as etapas acima, a empresa irá marcar reuniões para verificar o andamento do plano de ação e das metas traçadas dos indicadores. Para isso, muitos adotam um painel ilustrativo que demonstre a evolução e o crescimento da empresa.
Além de ajudar no planejamento e monitoramento da gestão, esse trabalho tem como objetivo tornar a empresa mais flexível e ágil na tomada de decisão. Nem todas as empresas terão condições de ter um profissional que poderá auxiliá-las neste controle ou acompanhamento. Nem por isso, este trabalho pode ser negligenciado. A responsabilidade em manter o negócio de pé é sempre do empreendedor. As desculpas podem ter um preço caro!
Kommentarer