O Empreenda como solução da crise econômica

20/10/2016

Por Carlos Frederico C. Ferreira – Idealizador do Software Empreenda

Estamos vivenciando uma das piores crises econômicas dos últimos anos. De certa forma, isso ressuscita a prática do empreendedorismo por necessidade.

Há uma década vimos o empreendedorismo por oportunidade crescer a níveis superiores ao empreendedorismo por necessidade. Fato este provocado pela euforia dos mercados e dos constantes indicadores positivos da economia. O Brasil era a “bola da vez”. Tinha conseguido ganhar o respeito do mercado internacional, nossa economia era a sétima do mundo e se previa que dentre de alguns anos chegaria a ser a quinta. Além disso, deixamos de ter o famoso complexo de “vira lata” e passamos a acreditar que entraríamos de vez no primeiro mundo. Tudo apontava para isso. Até grandes eventos esportivos mundiais vieram para cá.

Em vista disso, o cenário era de grandes oportunidades. Investidores e empreendedores externos aumentavam suas apostas. Em contrapartida, o mercado interno aproveitava também a onda positiva. Em resumo, todas essas condições provocaram um empreendedorismo mais científico, onde a busca pela oportunidade de ter um negócio próprio era um risco muito mais calculado.

Porém, essa não é mais nossa realidade. Aquelas pessoas que estavam empregadas e que sonhavam investir seu rendimento em negócios lucrativos, já não cogitam mais essa atividade. Os mercados ficaram imprevisíveis e os riscos ficaram mais difíceis de se calcular. Somando a essa questão, vem as taxas recordes de desemprego. Agora a questão é “sobreviver” e não mais buscar oportunidades de ganhos. Essa nova realidade fez com que muitos buscassem no empreendedorismo uma forma de se manter vivo no mercado. O empreendedorismo por necessidade passou a ser uma opção.

Essa opção, de certa maneira, não tem nada de errado. Porém, como ela apresenta características urgenciais, tende a ser menos científica. Ou seja, os empreendedores que buscam apenas a sobrevivência deixam, muitas vezes, de realizar análises de viabilidade ou estudos. Na ânsia de resolverem seus problemas esquecem de planejar seus empreendimentos.

Tendo uma ferramenta de plano de negócios nas mãos como, por exemplo, o software Empreenda, todo empreendedor que apresenta essa necessidade citada poderá calcular melhor o risco. Poderá também descobrir outras oportunidades ainda não imaginadas. O software permite ao futuro empreendedor por necessidade analisar melhor sua ideia, através do olhar mais científico. Em tempos de crise essa é uma grande oportunidade! Enquanto muitos se lançam ao mercado de qualquer jeito, o empreenda permite ao seu usuário encontrar melhores caminhos, de um mercado ultimamente tão restrito. E o melhor de tudo, a um valor de investimento acessível a todos!

Portanto, a solução para a crise é encontrar alternativas de apoio. Profissionais, métodos e ferramentas podem ser agentes transformadores de mudança.

Sou suspeito para falar, mas não vejo melhor opção de apoio ferramental que o empreenda no mercado. Ele além de ser uma ferramenta de planejamento e análise de negócio pode ser um guia introdutório para o empreendedor necessitado.

Parafraseando Churchil: “Em cada calamidade sempre existe uma oportunidade”. Mas, só experimentam isso quem tem condições de analisar e planejar! 


Voltar

Parceiros

Redes Sociais

B2ML Sistemas   |   Rua Francisco Masselli, nº 31, 1º andar.  Centro.

Itajubá - MG CEP 37500-007  |  Tel.: (35) 3622-7650 ou (32) 98870-2851  |  comercial@b2ml.com.br