Ter Comportamento Empreendedor Faz Toda a Diferença

21/11/2007

Por Carlos Frederico Corrêa Ferreira

Como consultor empresarial, especializado em empreendedorismo e abertura de novos negócios, sempre me deparei com uma questão: Porque alguns empreendimentos dão certo e outros não?

Será que questões como: falta de experiência gerencial, falta de capital de giro, localização, etc. são únicas determinantes para responder tal indagação? É claro que não podemos excluir estas opções, porém o que podemos concluir de um caso onde dois empreendedores que tiveram a mesma oportunidade, a mesma formação, o mesmo capital disponível, a mesma vivência ou experiência e até trabalhavam em um mesmo setor; só que apenas um deles vingou! Neste caso, o que fez a diferença?

Empreender, antes de tudo, é aprender a se comportar em um ambiente altamente competitivo e cheio de oportunidades e ameaças. É adquirir o tão falado “comportamento Empreendedor”. No exemplo acima, o que pode ter feito a diferença foi o comportamento, a atitude, as características empreendedoras de um deles. Segundo o EMPRETEC (Programa de treinamento do SEBRAE que ajuda as pessoas a desenvolverem seu comportamento empreendedor), existem 10 características básicas que formam o verdadeiro empreendedor. Ele sempre:

  1. Busca oportunidades e revela iniciativa;
  2. Corre riscos calculados;
  3. Exige qualidade e eficiência;
  4. Tem persistência;
  5. Mostra comprometimento;
  6. Busca informações;
  7. Estabelece metas;
  8. Planeja e monitora resultados;
  9. Tem persuasão e forma rede de contatos;
  10. Apresenta autoconfiança.

Estas ações, em conjunto, podem proporcionar resultados práticos na vida de um empreendedor. As chances de sucesso de um negócio aumentam quando estas ações começam a fazer parte do dia a dia. Nem todo empreendedor de sucesso tem estas 10 características comportamentais. Mas, boa parte delas eu garanto que eles já adquiriram. Experimentem fazer um teste. Peguem um exemplo ou uma história de um empreendedor de sucesso e tentem ver em suas ações, ao longo de sua vida empresarial, se em algum momento eles não tiveram que adquirir ou agir de acordo com o que foi descrito acima.

No mundo dos negócios não existe segredo. O caminho do sucesso é mais simples do que a gente imagina. Se você não conhece técnicas de gestão - procure fazer cursos relacionados! Se você não tem experiência - procure trocá-la com quem tem! Se você não tem capital suficiente - procure outras formas de financiamento existentes! (se você não sabe quais são busque esta informação – característica nº 6). Se você anda desanimado - procure ter uma postura mais otimista! Seja mais persistente! Se você quer ser diferente no mercado e com isso ganhar vantagens - procure novas oportunidades, novos serviços, novos mercados! Se você deseja que as coisas aconteçam - procure ter mais iniciativa e faça as coisas acontecerem! Se você tem medo de se endividar ou de falir - procure calcular os seus riscos! Planeje e monitore seus resultados!

Por fim, uma constatação: entre dois candidatos a uma vaga de emprego ou a um negócio eu prefiro optar por aquele que tem mais comportamento empreendedor. Nem sempre currículo é garantia de sucesso. Pensem nisso!

Carlos Frederico Corrêa Ferreira é administrador de empresas, consultor em gestão e abertura de novos negócios, sócio gerente da Iopen Desenvolvimento Empresarial, Diretor do Clube do Empreendedor de Juiz de Fora e professor de empreendedorismo.


Voltar

Parceiros

Redes Sociais

B2ML Sistemas   |   Rua Francisco Masselli, nº 31, 1º andar.  Centro.

Itajubá - MG CEP 37500-007  |  [email protected]