Cuidados de qualquer empresa

05/08/2013

Por Carlos Frederico Corrêa Ferreira

O crescimento da empresa é um momento especial, que exige cuidado e planejamento. Algumas vezes, a decisão de aumentar os investimentos é tomada quando tudo está muito bem e o próximo passo torna-se inevitável. Mas muitas empresas pecam nesse momento. Ao invés de crescer, prejudicam o negócio, diminuindo a margem de lucro e aumentando os problemas.

A empresa deve ser vista como um conjunto, em que cada área age de maneira organizada e interdependente, tendendo a um objetivo comum. Para aproveitar a oportunidade e crescer de forma saudável, veja os cuidados em 3 áreas especiais da empresa:

Cuide do marketing

Antes de traçar quaisquer objetivos, metas e atividades, é preciso conhecer bem os consumidores e o mercado. A utilização eficaz dos conceitos do Marketing Direto permite atingir os objetivos do seu negócio. Não se esqueça que os seus clientes são o seu maior ativo. Se sua empresa não se comunicar com eles, alguém o fará no seu lugar.

  • Realize pesquisas, mesmo que simples;
  • Adote como prática a pesquisa de satisfação;
  • Defina os pontos positivos e negativos da sua empresa, tendo como base a opinião dos seus clientes;
  • Não espere que os clientes lhe encontrem, esteja sempre à procura de novos clientes. Identifique-os e faça conhecer, a empresa e seus produtos;
  • Se possível, permita a experimentação de seus produtos.

Cuide das finanças

  • Faça o controle do caixa. Ele é o ponto de partida para qualquer análise financeira mais embasada, conta a história da empresa;
  • Faça um plano de contas. Ele realiza o agrupamento das contas da empresa buscando tornar mais organizado o registro do fluxo de caixa e facilita as análises;
  • Realize um Fluxo de Caixa Projetado. Pode e deve ser utilizado por empresas de qualquer porte, dado a sua importância e simplicidade. Permite prever quanto dinheiro você poderá ter disponível e se esses recursos serão suficientes para cumprir suas obrigações.

Cuide do pessoal

  • Possibilite que os colaboradores participem do processo decisório;
  • Venda o produto, a ideia e o seu posicionamento de marketing para o funcionário. Isso passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio;
  • Avalie o desempenho. Analise atitudes e competências de forma a contribuir para o crescimento profissional, apontando focos de melhoria. 

Carlos Frederico Corrêa Ferreira  é administrador de empresas, consultor empresarial, professor universitário, coordenador do Curso Bota pra Fazer (Endeavor) em Juiz de Fora, autor dos livros “Planejar para Empreender  (Aprenda Fácil) e “Implantando uma empresa” (Campus), além de ser o idealizador do Software Empreenda.


Voltar

Parceiros

Redes Sociais

B2ML Sistemas   |   Rua Francisco Masselli, nº 31, 1º andar.  Centro.

Itajubá - MG CEP 37500-007  |  [email protected]